Gripe ou Constipação?

Como distinguir se é Gripe ou Constipação?

Frequentemente Gripe e Constipação, são confundidos, mas são diferentes. Embora tenham origem viral, a sua transmissão é causada por vírus distintos. Isto que significa que os sintomas que cada uma manifesta e o seu tratamento é distinto. Este artigo tem por objetivo dar a conhecer as principais diferentes entre cada uma destas doenças, com base nos seus sintomas, para que facilmente consiga reconhecere-las.

 

O que é a constipação?

A constipação trata-se de uma infeção das vias áreas superiores, provocada por um vírus, Rinovírus, sendo a sua manifestação de sintomas mais ligeira.

 

Como se transmite a constipação?

A sua transmissão ocorre em geral, de indivíduo para indivíduo, através do contacto com secreções de pessoas infetadas. Para que esta transmissão ocorra, basta que a pessoa, tussa ou espirre, libertando as partículas do vírus no ar.

 

Como prevenir o contágio da constipação?

A forma de prevenir o contágio de qualquer doença respiratório transmissível é pela correta lavagem e desinfeção das mãos. Evitar a permanência em ambientes com grandes concentrações de pessoas é também uma forma de prevenir este contágio. Os portadores da doença, devem utilizar a etiqueta respiratória, quando forem tossir ou espirrar.

 

O que é a gripe?

A gripe é uma doença aguda que afeta as vias respiratórias em geral.

 

Como se transmite a gripe?

A transmissão do vírus da gripe é feita de um modo geral, semelhante a da constipação, através da tosse ou espirros, em que a pessoa infetada os expele. A transmissão também pode ocorrer através do contacto direto, com estruturas que estejam contaminadas. Geralmente dois dias antes de surgirem os sintomas até sete dias depois está no período de incubação da doença, o que significa que existe elevada probabilidade de transmitir a alguém.

 

Como prevenir o contágio da gripe?

A melhor forma de prevenir a gripe é através da vacinação, que deve ser anual, durante os meses de outono/inverno. Segundo a informação disponibilizada pelo portal da DGS, as pessoas, que devem ser vacinadas para a gripe, são as que apresentem um risco superior de ter complicações associadas a doença, assim:

  • Idade igual ou superior a 65 anos;
  • Portadores de doenças crónicas e autoimunes (exclui crianças com menos de 6 meses);
  • Pessoas em geral, que por aconselhamento do médico assistente devem ser vacinadas;

Não está recomendado a toma da vacina da gripe a pessoas, que tenham apresentado alergia anterior ou com alergia severa ao ovo.

De uma forma geral o contágio previne-se com o uso de marcara, isolamento e lavagem frequente das mãos. Para as pessoas infetadas recomenda-se que quando tossir ou espirar, adote as medidas da etiqueta respiratória.

 

Como distinguir os sintomas?

O conhecimento dos sintomas e o tempo de evolução que caracterizam a doença, são importantes, para a adequação das melhores medidas a adotar, assim:

  • Constipação: Os sintomas apresentam-se de forma lenta ao longo de vários dias;
  • Gripe: Os sintomas apresentam uma evolução rápida, em poucas horas pode surgir temperatura elevada.

 

Sintomas

Constipação

Gripe

Temperatura

Raro

Comum

Tosse

Frequente

Comum

Odinofagia (Dor de garganta)

Muito frequente

Comum

Congestão nasal

Comum

Frequente

Mialgias (Dor no corpo)

Raro

Comum

Cefaleias (Dor de cabeça)

Frequente

Comum

Rinorreia (Corrimento nasal)

Muito frequente

Comum

Mal-estar geral

Frequente

Comum

Perda de apetite

Não

Frequente

 

Qual o tratamento habitualmente aplicado?

Sempre que suspeitar do agravamento da doença, é aconselhado que recorra a um médico, para obter um aconselhamento mais direcionado a sua situação, como:

  • Temperaturas muitas altas (acima dos 39,2ºC)
  • Persistência de sintomas acima de 3 dias;
  • Pré-existência de asma ou Diabetes Mellitus;
  • Ocorrência da gripe, for em grupos mais vulneráveis, como idosos, bebes ou pessoas com o sistema imunitário mais debilitado

 

Constipação

Gripe

  • Se possível, aumentar o repouso;
  • Aumento da ingestão de líquidos;
  • Evitar a presença em ambientes frios;
  • Aplicação de Soro Fisiológico para o alívio da congestão nasal;
  • Caso apresente Febre e/ou as dores musculares serem muito intensas e recomendada a toma de Paracetamol (adaptado ao peso e idade ou se não tiver alergia documentada);
  • Se possível, repouso com isolamento;
  • Aumento da ingestão de líquidos;
  • Aplicação de Soro Fisiológico para o alívio da congestão nasal;
  • Indicação da toma de Paracetamol, para alívio dos sintomas (adaptado ao peso e idade ou se não tiver alergia documentada);
  • A recuperação habitual da doença dá-se entre 5 a 7 dias;

 

Note que…

Os antibióticos atuam a nível das bactérias e não nas infeções provocadas por agentes virais, nunca devendo ser tomados sem serem prescritos pelo médico. Caso necessite poderá ter uma consulta médica, com a SIGMA SAUDE.

 

A nova condicionante chamada COVID-19:

A condição provocada pela doença da COVID-19, cursa com os sintomas apresentados numa gripe. A principal diferença encontra-se relacionada com o agente que provoca a infeção viral (coronavírus). Por ser um novo vírus e o nosso sistema não o reconhecer pode provocar agressões graves ao nosso organismo. Atualmente o esquema vacinal, permite que o nosso organismo apresente “memoria” para o vírus, o que permite que a manifestação de sintomas seja menos “agressiva”. Os sintomas mais comuns da COVID-19 são:

  • Tosse, Temperatura, Dificuldade respiratória;
  • Perda de paladar e de cheiro;

No caso da COVID-19 o período de contágio pode prolongar-se de 7 até 10 dias, sendo a manifestação da doença mais grave nas pessoas mais idosas e com doenças crónicas. No caso de existir dúvidas se tem COVID-19, gripe ou constipação, poderá fazer um teste PCR ou teste Antigénio. Caso necessite poderá consultar a nossa agenda de marcações.

No caso de necessitar de um aconselhamento médico, temos disponível o nosso serviço de consulta, com uma disponibilidade alargada.

DESEJA MAIS INFORMAÇÕES?

Para nos contactar, por favor preencher o formulário ou contacte-nos através do número