Endometriose – Saiba identificar os seus sintomas
A Endometriose é uma doença que afeta as mulheres, durante toda a sua vida reprodutiva, podendo em alguns casos tornar a vida limitativa, devido aos sintomas que manifesta, bem como contribuir para a infertilidade do casal. Estar atento aos principais sintomas e manifestações da doença é crucial, para um diagnostico e tratamento atempado. Estima-se que cerca de “10% das mulheres em idade fértil”, sejam afetadas em algum momento da sua vida por esta doença. Embora benigna sempre que existe sinais deve conversar com o médico assistente, para orientar para o tratamento mais adequado. Poderá fazê-lo com o recurso a nossa consulta.
O que é a Endometriose?
A endometriose, consiste no aparecimento de massas benignas, compostas por tecido do endométrio (tecido que reveste o útero), fora da cavidade uterina. As zonas mais comuns onde ocorrem esse aparecimento são:
- Ovários;
- Trompas de Falópio;
- Intestino;
- Áreas que rodeiam o útero;
Nas formas, mais graves da doença, as massas de endometriose, podem atingir outras estruturas/órgãos, como nomeadamente:
- O reto e o cólon sigmoide;
- A vagina, os ureteres e bexiga;
- Diafragma e Pulmões;
Muitas das vezes o diagnóstico é tardio e o desenvolvimento da doença, pode tornar-se bastante limitativo na qualidade de vida das mulheres. Muitas mulheres não conseguem ir trabalhar, nem levantar da cama, pelas dores intensas que sentem a nível abdominal.
Quais são os sinais e sintomas?
A endometriose, nas formas mais ligeiras, pode não apresentar qualquer tipo de sintomas. Contudo a sintomatologia mais habitual, caracteriza-se pela presença de dor abdominal, que poderá estar associada a:
- Cansaço fácil;
- Hemorragias menstruais abundantes (diferentes do período menstrual), com possibilidade de apresentar sangue escuro;
- Perdas de sangue via vaginal entre períodos menstruais;
- Dispepsia (dificuldade na digestão);
- Alterações do humor, astenia e mal-estar;
- Alterações do transito intestinal;
O tipo de sintomatologia depende dos órgãos que são afetados e das características da própria mulher. Um outro problema adjacente a esta doença é que poderão apresentar dificuldade em engravidar.
Como se diagnostica a endometriose?
Os sintomas da endometriose são confundidos com outras doenças, frequentemente. Assim para o diagnostico de endometriose é necessário:
- Uma avaliação médica, disponível por teleconsulta
- Realização de Meios Complementares de Diagnostico: Numa primeira linha diagnostica é recomenda a ecografia ginecológica, sendo que poderá evoluir para a ressonância magnética, caso seja necessário obter uma melhor definição de imagens para estadiamento da doença.
- Investigação cirúrgica (Laparoscopia)
Como se faz o tratamento?
O tratamento para a endometriose tem por objetivo, resolver os problemas da dor bem como eliminar as massas da endometriose. A abordagem pode dividir-se em 3 áreas:
- Abordagem Conservadora: normalmente indicada para as mulheres que se encontram a entrar na menopausa e os sintomas que apresentam são ligeiros;
- Abordagem meramente terapêutica: tem como finalidade apenas o alívio dos sintomas, não melhorando aspetos relacionados com a fertilidade, bem como a redução do volume das massas;
- Abordagem Cirúrgica: indicado habitualmente para quando existe a evasão de outros órgãos e os sintomas, mais exuberantes.
O diagnostico atempado desta doença e o sucesso, para a redução das suas manifestações. Caso tenha dúvida dos sintomas que apresenta, marque uma consulta, com os nossos médicos. Eles irão ajudar a orientá-la para o diagnostico e os próximos passos a seguir.