Check up de Saúde - Umas das Resoluções de ANO NOVO mais importantes!
A vigilância precoce e planeada é chamado de check up de saúde. Desta forma a realização de certos exames em determinado período da nossa vida é essencial. O objetivo deste artigo é explicar quais os tipos de avaliações que existem, bem como em que períodos da vida fazem mais sentido serem feitos. Caso necessite de uma consulta os nossos profissionais estão disponíveis, aceda aqui para o agendamento.
O que é um check up de saúde?
A melhor forma de nós mantermos saudáveis é fazermos a vigilância da nossa saúde, quer através do aparecimento de sinais ou sintomas quer através de exames planeados, pela idade ou pelo conjunto de antecedentes pessoais. A vigilância de saúde é um aspeto essencial na prevenção e para o diagnostico precoce de certas doenças
O que inclui?
O check up de saúde inclui habitualmente 2 consultas médicas e meios complementares de diagnostico, que podem ser diferentes consoante a idade, mas o mais usual são as análises clínicas, com vista a avaliar parâmetros básicos. Mais abaixo identificaremos as analises mais comuns por idade.
Que tipos são recomendados?
Check Up de saúde básico
- Avaliação do Índice de Massa corporal;
- Avaliação da Tensão Arterial;
- Medição dos níveis de colesterol;
- Medição da glicemia capilar;
- Auscultação pulmonar e cardiaca;
- Inspeção visual dermatológica;
Quando deve fazer o seu check up de saúde: A recomendação para a realização deste tipo de avaliação de saúde é anual, contudo deve consultar um médico a fim de perceber qual a melhor periodicidade para si.
Check Up de saúde recomendados por idades:
Homem
21 anos:
- Exame genital, com o objetivo de detetar a presença de nódulos dos testículos ou infeções genitais;
- Exame a presença de hérnias abdominais, na parede abdominal entre o intestino e o escroto;
50 anos:
- Exame da próstata, que inclui a avaliação sanguínea de PSA, Ecografia pélvia ou toque retal;
Mulher
21 anos:
- Exame ginecológico para detetar alterações a nível da vagina e do colo do útero;
- Realização do primeiro Papa Nicolau, para prevenir o cancro do colo do útero. Recomenda-se que se faça este exame de 3 em 3 anos.
35 anos:
- Deve ser feita de 2 em 2 anos, com o objetivo de detetar alterações na mama e prevenir o cancro da mama;
Outras informações que deve reter:
- É recomendado a realização de um rastreio anual a fim de prevenir a osteoporose, no caso das mulheres a partir dos 65 anos, e nos homens a partir dos 70 anos. Esta doença é mais frequente nas mulheres e do que nos homens.
- Fazer um exame dentário de 6 em 6 meses, para manter uma boa saúde oral;
- Fazer um exame visual de 2 em 2 anos, para prevenir o aparecimento de problemas a nível da visão;
- A partir dos 50 anos, fazer um exame de rastreio do cancro colorretal
O que é um check up médico?
A principal diferença entre check up médico e check up de saúde é que o primeiro, consiste na avaliação em consulta por um profissional médico, sem a necessidade de contemplar com meios complementares diagnóstico. Habitualmente este tipo de exame de rotina é mais indicado para pessoas mais velhas e habitualmente com doença crónica instalada.
Como fazer?
Para fazer um check up de saúde é sempre aconselhado passar por uma consulta prévia onde serão prescritos os meios complementares de diagnostico, adaptados a sua idade. Pode fazer a marcação de uma consulta com os nossos profissionais de saúde. É recomendado uma consulta pós exames, para que os mesmos sejam avaliados e intrepretados a sua condição de saúde.
Qual o preço?
Os valores destas avaliações médicas podem variar de acordo com a sua idade e a existência de uma entidade financiadora, como seguro de saúde. Existem seguros de saúde, que incluem na sua apólice programas de check up programados e contratados com instituições tornando os seus preços mais acessíveis. Mas em termos particulares, uma avaliação deste tipo, de saúde normal poderá variar entre os 100,00€ a 150,00€.
Como fazer um check up as DST (doenças sexualmente transmissíveis)?
A avaliação às doenças sexualmente transmissíveis é recomendado após a exposição de um comportamento de risco ou nos casos de comportamentos de risco contínuos. Este exame, habitualmente consiste na colheita de sangue para análise podendo os resultados demorar cerca de 12 horas a serem obtidos. Em alguns casos poderão também ser feitos os testes rápidos para pesquisa de DST, no caso VIH, sendo o resultado obtido em minutos.