Conhecer os sintomas e tratamentos do cancro da mama é o melhor caminho para perder o medo. Assim sendo, este artigo tem a finalidade de descrever os sinais, sintomas e os tratamentos habitualmente utilizados. É importante, sempre que existem alterações na mama, falar com o médico, marcando uma consulta. Uma vez que, a chave para a prevenção é o tratamento e o diagnóstico precoce.
O que é um rastreio?
O rastreio ao cancro da mama é um conjunto de procedimentos médicos, que são feitos para avaliar a probabilidade de a pessoa ter ao manifestar sintomas relacionados com o cancro, neste caso especifico, da mama. Ou seja, é um processo de diagnóstico precoce, que visa rastrear sinais e sintomas do cancro.
Quais os exames que se fazem num rastreio do cancro da mama?
Os exames no rastreio, baseiam-se em exames simples e não invasivos, que são realizados com alguma regularidade numa determinada faixa etária. Não obstante caso existam sinais ou sintomas dúbios, poderão ser realizados a todo e qualquer momento. Normalmente são realizados exames de ecografia, mamografia ou analises clínicas.
O autoexame é eficaz no rastreio do cancro da mama?
A Organização Mundial de Saúde defende que não existe evidência direta, que o autoexame seja eficaz na deteção precoce do cancro. Contudo recomenda-se a autoplapação da mama de forma regular, para estar desperto para alterações que possam surgir na mama. Todas as alterações existentes na mama, devem ser avaliadas por um profissional de saúde. Não ignore os sintomas!
Este tipo de cancro apesar de ser mais comum no género feminino, não afeta apenas as mulheres! Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal são anualmente detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, sendo que cerca de 1% são detetados em Homens.
Quais os sinais e sintomas que deve estar atento:
- Alterações na estrutura da mama (presença de áreas mais endurecidas)
- Alterações na forma ou na pele da mama
- Existência de saída de líquido pelo mamilo
- Presença de feridas ou erupções cutâneas na mama
- Em suma, qualquer alteração na mama, mesmo que não descrita acima deve ser avaliada por um profissional de saúde, através de uma consulta ou teleconsulta.
Quando se realiza a biopsia na mama?
A necessidade de realização de uma biopsia surge, após os resultados da mamografia e ecografia, onde levantam a hipótese de haver alterações sugestivas de cancro da mama, independentemente do doente apresentar sintomas/sinais mamários. A biópsia mamária é o único exame que permite obter um diagnóstico definitivo de cancro da mama. Este exame é realizado com recursos a uma agulha, onde são recolhidos fragmentos de tecido para serem analisados.
A deteção precoce é a chave para o sucesso no cancro da mama. Se tem dúvidas ou sintomas não espere mais. Marque uma consulta ou teleconsulta.
A presença de qualquer sintoma deve ser sempre avaliada, através de uma consulta. Pois, Caso existam antecedentes familiares de cancro da mama, deve falar com o seu médico a fim de decidir quando deve iniciar o rastreio ao cancro da mama, mesmo não existindo sintomas. As melhores estratégias para diminuir a mortalidade causada por esta doença são o diagnóstico precoce e o tratamento atempado.